Saúde
Aparecida de Goiânia atinge a marca de 250 mil testes RT-PCR realizados para diagnóstico da Covid-19
Em abril de 2020, Aparecida de Goiânia iniciou sua estratégia de testagem em massa com exame RT-PCR, considerado padrão ouro por especialistas, para diagnóstico da Covid-19 e nesta terça-feira, 13 de abril, atingiu a marca de 250 mil exames realizados na cidade. A ação tem o objetivo de identificar os doentes de forma eficaz, promovendo o isolamento, o monitoramento e o tratamento de quem precisa, além de controlar também a circulação do vírus na comunidade. O município é o que mais realizou exames no estado de Goiás, testando cerca de 7 mil pessoas por semana. Entre os dias 1º e 13 de abril foram feitos quase 10 mil exames. Conforme a demanda, Aparecida realiza até 1,5 mil testes diários.
O secretário Municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, destaca que o número de testes realizados corresponde a 42% da população de Aparecida (590.146 habitantes, segundo o IBGE) e reforça que a alta testagem contribui para salvar vidas:
“O enfrentamento à pandemia em nossa cidade foi pautado nos pilares da Ciência, com foco em três alicerces: testar, monitorar e cuidar. O primeiro deles, segundo a OMS, quando feito em massa, permite o diagnóstico precoce dos doentes, com consequente isolamento e monitoramento dos infectados para deter a cadeia de transmissão do Sars-CoV-2. Nesse sentido, o prefeito Gustavo Mendanha determinou à Secretaria Municipal de Saúde que ampliasse a testagem do município. Isso foi feito no dia 22 de abril do ano passado e de lá para cá o município tornou-se referência na testagem”.