Saúde
Aparecida amplia rastreamento da COVID-19 com mensagens eletrônicas
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia iniciou, no último 25 de outubro, mais uma estratégia de combate à Covid—19 que amplia o rastreamento dos infectados para conter a disseminação do novo coronavírus. Com a nova modalidade, quem faz o exame RT-PCR para diagnóstico da doença, em qualquer um dos 13 pontos de coleta do município, informa, na triagem, por escrito, o número do telefone celular das pessoas com quem tem ou teve contato recente.
A iniciativa foi elogiada pela comitiva da “Missão Covid-19” da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) que visitou Aparecida, no último dia 27 de outubro, para conhecer as estratégias locais sobre o enfrentamento à pandemia.
Dessa forma, em caso de resultado positivo para Covid-19, independentemente da pessoa analisada ter aberto ou não o resultado no site do laboratório, quem teve contato com o infectado é avisado por uma mensagem de texto padronizada, via aplicativo WhatsApp, segura e que preserva o anonimato do informado. A mensagem é enviada em menos de 24h após a liberação do resultado do RT-PCR.
O texto enviado informa que o indivíduo deve se isolar, reforçar as medidas de higiene e usar máscara, bem como orienta a realizar uma ligação telefônica, de aparelho fixo ou móvel, para o 0800-646-1490 para receber orientações médicas e agendar um teste para saber se está infectado.