Saúde

Aparecida amplia a vacinação contra a Influenza para toda a população a partir desta segunda

Nesta segunda-feira, 5 de julho, Aparecida de Goiânia abre a vacinação contra a gripe para toda a população interessada, independente de pertencer aos grupos prioritários. Podem vacinar crianças a partir de 6 meses de idade. Assim, os aparecidenses interessados na imunização devem procurar qualquer um dos 24 postos estruturados pela Prefeitura. A vacinação ocorre de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas, enquanto durar o estoque. É necessário apresentar os documentos pessoais, comprovante de endereço de Aparecida e cartão de vacinação. O intervalo mínimo entre a imunização contra a covid e contra a Influenza é de 14 dias.

A ampliação para toda a população ocorre devido ao município já ter alcançado as metas previstas para os grupos prioritários da 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (H1N1), como idosos, profissionais de saúde e professores, por exemplo. Eles estavam sendo imunizados desde o dia 12 de abril. Segundo a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro, a vacina contra a Influenza é uma medida de prevenção essencial para proteger as pessoas da gripe reduzindo complicações, mortes e a circulação viral na sociedade:“O vírus da influenza causa sintomas semelhantes aos da covid-19 e é preciso detê-lo para prevenir a doença”.

A gestora também ressalta que “como as campanhas de vacinação contra a covid e a influenza estão acontecendo as mesmo tempo, é fundamental orientar todos que tiverem recebido a vacina contra o novo coronavírus que esperem 14 dias para receber o imunizante contra a Influenza.”

Influenza

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Influenza é uma infecção respiratória aguda causada por diferentes vírus. Os sinais e sintomas da doença são muito variáveis, podendo ocorrer desde a infecção assintomática até formas graves que podem até mesmo causar a morte. Os quadros graves ocorrem com maior frequência nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção. E mais: a gravidade da doença é maior quando surgem cepas pandêmicas para as quais a população tem pouca ou nenhuma imunidade.

Related Articles

Close