Mundo

A Índia é o país mais populoso do mundo ultrapassando a China

Em abril deste ano, a Índia ultrapassou a China como o país mais populoso do mundo. De acordo com projeções da Organização das Nações Unidas (ONU), os indianos superaram os vizinhos em 3 milhões, com 1,428 bilhão de habitantes. Dessa forma, pela primeira vez os chineses deixaram de liderar o ranking, elaborado desde a década de 1950.

Ao mesmo tempo em que se tornou a nação mais povoada, a Índia também experimenta um crescimento econômico. Afinal, no ano passado, tomou o lugar de sua ex-metrópole, a Inglaterra, como a quinta maior economia mundial. A última reunião da cúpula do G20, realizada na capital indiana, Nova Delhi, consolidou a influência geopolítica do país.

Com um crescimento acima da média mundial – enquanto o PIB global teve expansão de 3,1% em 2022, a Índia superou os 7% -, a nação do sul asiático representa uma ameaça para a política chinesa. Enquanto a China tem uma população cada vez mais envelhecida e crescimento vegetativo estagnado, o contrário acontece no vizinho.

Nesse sentido, a Índia vive um cenário de maior percentual de jovens em sua população, com uma taxa de fertilidade superior à chinesa e queda acentuada na mortalidade infantil. Dessa forma, a ONU projeta que a população indiana continue a crescer nas próximas décadas, com um pico estimado de 1,7 bilhão de habitantes em 2064.

Related Articles

Close