Cidades
Uma das principais cidades turísticas de Goiás, Pirenópolis volta a receber turistas a partir de 14 de agosto
Turistas poderão voltar a se hospedar na rede hoteleira de Pirenópolis, uma das principais cidades turísticas de Goiás, a partir de 14 de agosto, quase cinco meses após a prefeitura fechar a cidade por causa da pandemia de coronavírus.
A decisão foi publicada por meio de decreto municipal, na sexta-feira (31), que autorizou a reabertura de pousadas, casas de aluguel, camping, albergues, agências de viagens e eventos atrativos.
A entrada de visitantes de outros estados deve seguir regras, como apresentar o comprovante de hospedagem. A flexibilização, no entanto, poderá ser suspensa caso a taxa de ocupação de leitos na cidade e no estado alcance 95%.
Para voltarem a funcionar, os estabelecimentos devem ter um atestado de conformidade aprovado e emitido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Os locais deverão ser higienizados constantemente e só podem atender com, no máximo, 65% da capacidade no caso de hospedagem e 50% nas demais atividades.
“Quase cinco meses fechados. A empresa sem ter receita, só tendo despesa, tanto com funcionários como taxas e impostos. Pode agora entrar uma receita em caixa”, diz Caio Brigatti, gerente de uma pousada.
Dos 33 funcionários que trabalhavam na pousada antes da pandemia, apenas sete continuam fazendo atividades de manutenção do espaço. Com o novo decreto, 20 colaboradores devem retornar ao trabalho a partir de 14 de agosto.