Cidades

Sindicato obtém liminar que obriga testagem em massa nos trabalhadores do transporte público da Grande Goiânia

O Tribunal Regional do Trabalho em Goiás determinou a realização de uma testagem em massa para detectar o coronavírus em todos os trabalhadores do transporte público da Região Metropolitana de Goiânia. O juiz José Luciano Leonel de Carvalho acatou os argumentos apresentados pelo Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo (Sindicoletivo), como o de que os motoristas correm “gravíssimo risco de contaminação”.

As empresas de ônibus podem recorrer da decisão, já que é uma liminar. O sindicato que representa as companhias informou que vai se pronunciar assim que for notificado oficialmente da liminar.

Conforme a decisão, a partir de sexta-feira (26), as empresas terão 10 dias para aplicar os exames, sob pena de multa diária de R$ 500 por trabalhador que for prejudicado e R$ 5 mil para cada funcionário que testar positivo e não for afastado da função.

Segundo a decisão, caso as empresas comprovem a impossibilidade de realizar o teste RT-PCR, que analisa as secreções nasais, em todos os trabalhadores, poderão realizar outros “estes rápidos, mas, nesse caso, precisarão repeti-los a cada 10 dias, em virtude da imprecisão dos referidos testes.

Related Articles

Close