Cidades

Sala de Situação e Central de Telemedicina de Aparecida analisam exames e monitoram pacientes com Covid-19

Para examinar os resultados dos testes RT-PCR que diagnosticam a Covid-19, além de orientar as pessoas e monitorar os pacientes que estão com a doença causada pelo Coronavírus, a Secretaria de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia implantou a Sala de Situação e a Central de Monitoramento de Telemedicina. Por telefone, as equipes dos dois serviços informam resultados e avaliam diariamente os pacientes positivos.

Sob a coordenação dos médicos Murillo Moraes e Fernando Evangelista e da enfermeira Érika Lopes, a Sala e a Central estão localizadas num mesmo recinto na sede da SMS (Centro) e funcionam todos os dias da semana das 7h às 19h. Os serviços são desempenhados por 70 estudantes de Medicina (divididos em grupos de 5 por turno) e 3 médicas habilitados para analisar os exames coletados nas UPAs da cidade e no drive-thru.

O coordenador Murillo Moraes informa que toda manhã os exames liberados são impressos na Sala de Situação, analisados pelos profissionais e separados em negativos e positivos. A partir daí, os negativos são encaminhados para os estudantes de Medicina, trabalhadores voluntários que, sob a supervisão de um coordenador, entram em contato com as pessoas testadas e informam os resultados dos exames. Desde a sua implantação, a Sala de Situação já analisou mais de 4 mil exames com média de 100 análises diárias.

Related Articles

Close