Cidades

Com restrições, prefeitura de Caçu libera reabertura do comércio

A prefeitura de Caçu, no sudoeste goiano, a 335 quilômetros de Goiânia, liberou, por meio de decreto, a reabertura do comércio, porém com novas regras para funcionamento.

De acordo com o texto, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância de Saúde, passa a ser a responsável por orientar donos de comércio e prestação de serviço locais, em relação ao atendimento público e “a formação comportamental do cliente na utilização do espaço ocupado por ele e distanciamento entre as pessoas”.

Ainda segundo o decreto, “independente do local em que esteja o cidadão o distancimanento entre uma e outra pessoas deve ser de no mínimo 1,50m (um metro e meio)”. A medida deve ser adotada por restaurantes, lanchonetes, jantinhas, sanduicherias, pit dogs, pizzarias, pastelarias, cafeterias, sorveterias, quitandeiras, padarias e outros que preparam, manipulam e vendem alimentos.

A determinação diz ainda que que fica recomendada a manutenção do atendimento delivery (entrega em domicílio) para evitar aglomerações, além da limpeza diária dos ambientes com água, sabão e água sanitária.

Em entrevista ao repórter Rafael Bessa, da Sagres, a prefeita de Caçu, Ana Cláudia Lemos (MDB), diz que reforçou a fiscalização no comércio da cidade, a partir do decreto, a fim de evitar o descumprimento das normas da Secretaria de Saúde. “Estamos acompanhando de perto a forma como o comércio está agindo. Já fechamos dois comércios hoje porque não atenderam às exigências da Vigilância Sanitária”, afirma. “Estamos apoiando o comerciante local de uma forma geral, desde que ele assuma a responsabilidade em somar com o município todas as medidas protetivas, porque o nosso primeiro foco é a saúde do cidadão de Caçu”, acrescenta.

Os municípios de Acreúna e Pontalina também decretaram reabertura do comércio, mas voltaram atrás depois de pedido feito pelo governador Ronaldo Caiado (DEM). O decreto do governo estadual vale até 4 de abril (sábado).

Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, tire as suas dúvidas e confira como se proteger da doença

Related Articles

Close