Segurança

Justiça concede prisão domiciliar a João de Deus para evitar contágio por coronavírus

O médium João Teixeira de Faria, conhecido como ‘João de Deus’, deverá migrar para o regime de prisão domiciliar. A decisão é da  juíza Rosângela Rodrigues dos Santos, da Comarca de Abadiânia. Ele tem 78 anos, e a determinação tem como objetivo evitar o contágio pelo coronavírus.

De acordo com a decisão, para cumprir a prisão em casa, em Anápolis, João Teixeira de Faria deve entregar o passaporte ao Poder Judiciário, usar tornozeleira eletrônica, não poderá frequentar a Casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia, onde ele atendia ao público, e também está proibido de manter contato com vítimas e testemunhas.

A juíza Rosângela Rodrigues dos Santos responsável por duas condenações do médium em razão de crimes sexuais contra pessoas que se submetiam a seus tratamentos na esperança de se curarem de doenças e na busca de assistência espiritual. A magistrada considerou a Recomendação número 62 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), publicada no dia 17, que diz que tribunais e magistrados de todo o país devem reavaliar as prisões de detentos que integram o chamado grupo de risco da covid-19, tais como idosos, pessoas com doenças crônicas e quaisquer problemas de saúde que posam conduzir a um agravamento do estado físico geral do preso, a partir do contágio.

Em uma das sentenças, João de Deus pegou 19 anos de prisão, e envolve quatro vítimas, sendo duas por violação sexual e duas por estupro de vulnerável. Em outra, ele condenado a 40 anos por estupros, cometidos contra cinco mulheres durante atendimentos espirituais.

João Teixeira de Faria responde a 12 denúncias oferecidas pelo Ministério Público Estadual de Goiás (MP-GO).

Por meio de nota, a Gerência de Cartórios e Movimentação de Vagas da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) informa que “até o presente momento, nesta segunda-feira, 30/03, não foi oficialmente notificada sobre decisão judicial que trata do cumprimento de prisão domiciliar ao custodiado João Teixeira de Faria”.

Related Articles

Close