Cidades
Prefeitura libera prédio de nova maternidade para atender doentes com coronavírus
A Prefeitura de Goiânia decidiu neste domingo (22) destinar a Maternidade Célia Câmara, a Maternidade Oeste, localizada na região Oeste de Goiânia, como unidade hospitalar para tratamento dos pacientes infectados pelo novo coronavírus. De acordo com o prefeito Iris Rezende, serão colocados à disposição da população 186 leitos de UTI para o devido tratamento aos pacientes que efetivamente necessitem. A Maternidade Oeste ainda não foi teleconferência com o presidente da República, Jair Bolsonaro, com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e gestores municipais integrantes da Frente Nacional de Prefeitos, entidade presidida pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizete. Durante a reunião, o prefeito esteve acompanhado da secretária Municipal de Saúde de Goiânia, Dra. Fátima Mrué.
Com a liberação da Maternidade Oeste, são três novos hospitais em Goiânia disponíveis para atender pacientes com Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus (Sars CoV-2). O Hospital do Servidor Público, localizado no Parque Acalanto, em Goiânia, que passa a se chamar provisoriamente de Hospital de Campanha, e o novo prédio do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, que também ainda não foi inaugurado.
A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) defendeu na videoconferência a instalação imediata de um Comitê Interfederativo de gestão de crise, transversal, para gerir a crise instalada pela pandemia do coronavírus no país. Até o momento, existem, pelo menos, dois comitês importantes de crise instalados pelo governo federal. Mas, segundo os prefeitos, são insuficientes para tratar a crise de forma transversal.
A FNP solicita apoio aos municípios com liberação de recursos e que a sua distribuição leve em consideração a prevalência do número de pacientes infectados e a estrutura médico hospitalar disponível nos municípios. Será nas regiões metropolitanas e nas cidades polos, ou seja, nas médias, grandes cidades e capitais, que de fato ocorrerá o atendimento mais oneroso, entendem os prefeitos.
O último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde neste domingo mostra que o número de mortes em decorrência da covid-19 subiu de 18 para 25 de sábado para domingo. Já o número de pessoas que contraíram o vírus passou de 1.128 para 1.546. De acordo com a pasta, com a nova atualização, todos os estados brasileiros possuem casos do novo coronavírus.
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) confirmou que há 21 casos de doença pelo coronavírus em Goiás. Os casos foram registrados em Goiânia (11), Rio Verde (5), Anápolis (2), Aparecida de Goiânia (1), Jataí (1) e Catalão (1). São 765 casos suspeitos em investigação no Estado e 170 já foram descartados.
Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, tire as su