Governo
Líder do governo avalia 2019 e fala sobre filhos do presidente: “Sempre ajudando o pai”
O líder do governo na Câmara Federal, deputado Vitor Hugo (PSL-GO) avaliou como positivo o primeiro ano da gestão Jair Bolsonaro (sem partido). O parlamentar fez um balanço dos doze meses iniciais da atual legislatura e a relação com o Congresso, em entrevista à Sagres nesta segunda-feira (30).
“Extremamente positivo. O presidente sendo eleito [em 2018] sem uma coalizão; na sequência reduzindo o número de ministérios e não loteando como se fazia no passado; escolhendo ministros técnicos, restringindo as reivindicações políticas. Tudo isso teve impacto. De um lado se previne a corrupção e aumenta-se a eficiência do Estado e, por outro, um Congresso que estava acostumado com a proximidade maior também nessas definições, acaba havendo uma certa desestruturação no que diz respeito à presença do Executivo influenciando as pautas do Legislativo”, analisa.
Apesar da permanência de Vitor Hugo como braço direito de Bolsonaro na Câmara, o governo teve baixas como a liderança de partido na Casa e a do próprio governo no Senado. Vitor Hugo, que entrou no Exército Brasileiro (EB) em 1994 e atuou por 21 anos, lembra a formação no Batalhão das Forças Especiais para comparar o número de pessoas que se mantiveram ao lado do presidente.