Governo
“Bombeiros e policiais civis e militares engrandecem Goiás no cenário nacional”, diz Caiado
O grito de guerra dado pelo governador Ronaldo Caiado foi respondido com força pelos 41 formandos da turma 2019 do Curso de Especialização em Salvamento em Altura (CSALT-2019), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO). A solenidade foi na manhã desta sexta-feira, dia 8, no 1º Batalhão Bombeiro Militar, com direito a várias demonstrações de descida de prédio e helicóptero, utilizando a técnica do rapel e arrancando aplausos das autoridades e familiares presentes.
“Preparo, competência, reconhecimento, solidariedade e amor ao próximo. Este é o perfil do goiano, mas também são os princípios maiores das nossas instituições policiais. Tenho um orgulho enorme de ser comandante chefe de uma tropa de bombeiros e policiais civis, militares, que cada vez mais engrandecem o nome do Estado de Goiás no cenário nacional”, afirmou Caiado.
Os militares formandos saem prontos para as mais variadas situações de salvamento em altura. Desde centros urbanos, prédios, torres de telefonias e de alta tensão, pontes, estruturas metálicas, até os ambientes naturais, como cachoeiras, paredes de escaladas, trilhas, onde têm acessos elevados, ribanceiras.
O bombeiro especialista é capaz de fazer salvamentos, imobilizações, transposições e acesso, tudo com uso de cordas. “Esse é o preparo para atuar tanto na execução desses salvamentos quanto na multiplicação, saindo também instrutores para multiplicar o conhecimento nas suas unidades”, explicou o coordenador do curso, capitão Luciano Freitas.
Agora, a sociedade goiana contará com mais 25 bombeiros militares especialistas em Salvamento em Altura. Este ano, o curso começou com 44 alunos, sendo que 41 concluíram com êxito, entre bombeiros de Goiás, Rondônia, Ceará, Amapá, Acre, Rio Grande do Sul, Maranhão, Amazonas, Pará e até mesmo da Argentina, além de militares do Exército, Força Aérea e agentes da Polícia Rodoviária Federal. “É uma honra receber aqui bombeiros militares de outros Estados. De Goiás, levem o nosso abraço e o gesto acolhedor do goiano, a quem não falta a coragem na hora de defender a bandeira do Estado e a bandeira brasileira”, disse o governador.