Governo

Meta do governador Ronaldo Caiado é dar mais segurança às mulheres de Goiás

“A violência vem aumentando de gravidade ou de frequência no último mês? O agressor persegue você, demonstra ciúme excessivo, tenta controlar sua vida? O agressor já usou ou ameaçou usar arma de fogo contra você?” Essas são algumas das perguntas que compõem o Formulário Nacional de Risco e Proteção à Vida, conhecido por Frida. Diante da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, o governador Ronaldo Caiado assinou, nesta sexta-feira, dia  6, o acordo de cooperação para difundir a utilização do documento em Goiás pelos agentes públicos, especialmente os que atuam nas áreas da saúde e segurança pública. O Frida foi criado para prevenir e enfrentar crimes praticados no contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher e vulneráveis.

Uma das maiores preocupações do governador é a ausência da proteção do Poder Público às mulheres vulneráveis, não só em Goiás, mas em todo o País. “No ano passado, Goiás atingiu um dos primeiros lugares em ranking de violência contra mulheres. Esse tem sido um ponto que tenho discutido muito e pedido ações concretas da nossa Secretaria de Segurança Pública, a quem devo elogios pela derrubada de todos os índices de criminalidade em Goiás. É meta nossa dar segurança às mulheres do nosso Estado”, assinalou Caiado, lembrando que as forças policiais têm dado atenção especial a ações concretas para a inibição desse tipo de violência.

Caiado aposta que o Frida possibilitará identificar e diagnosticar precocemente situações de risco e, a partir dos dados, o Estado poderá desdobrar políticas públicas cabíveis. “Vamos tomar as medidas necessárias para não deixarmos que evolua para esse patamar triste, que não deixa de ser uma mácula, nódoa na história do nosso Estado e do Brasil: a taxa de feminicídio”, completou. O Frida é composto de duas partes que devem ser integralmente preenchidas. Na primeira, encontram-se 19 perguntas e uma escala de classificação da gravidade de risco. E a segunda parte consiste em perguntas destinadas a avaliar as condições físicas e emocionais da mulher e as condições objetivas, para prevenção do agravamento da violência em curto prazo.

Related Articles

Close