Cidades
Inscrições abertas para o “Seminário de Saúde Mental: Prevenção ao Suicídio, drogas e violências nos diferentes contextos”
Aparecida de Goiânia entra de cabeça no Setembro Amarelo e se pinta de acolhimento, de informações e de políticas públicas para a prevenção ao suicídio no município. Além das peças educativas que tomarão conta das redes sociais da Prefeitura durante todo o mês, a Coordenação de Saúde Menta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) convida todos a participar do “Seminário de Saúde Mental: Prevenção ao Suicídio, drogas e violências nos diferentes contextos”. O evento reforça a agenda do mês e tem o intuito de promover um importante debate acerca dos problemas causados pela depressão no município e também de promover novas dinâmicas nas políticas públicas de prevenção ao suicídio em Aparecida. Faça sua inscrição aqui.
O seminário acontecerá no dia 26 de setembro na Faculdade Alfredo Nasser (Unifan), durante todo o dia. Na programação, além da conferência “Prevenção ao Suicídio nos diferentes contextos de cuidado”, rodas de conversas a respeito dos temas mais relevantes sobre o tema. “A depressão é um dos piores males do mundo atualmente e o poder público tem o dever de se posicionar. O trabalho realizado pela nossa Secretaria Municipal de Saúde é considerado referência nacional por conta de um conjunto de fatores. Nós estamos fazendo a nossa parte. Não apenas garantindo os recursos para a expansão deste belo trabalho produzido pelas equipes multidisciplinares que atuam nos CAPS, no Consultório Na Rua e nos diversos projetos voltados para a área de Saúde Mental, mas também chamando a atenção para este problema que pode atingir qualquer família, qualquer pessoa” – pontua o prefeito Gustavo Mendanha.
A coordenadora de Saúde Mental do município, Carolina Sartori, faz questão de ressaltar que suicídio já é a segunda causa de morte no Brasil e que é preciso combatê-lo com diálogo, assistência e muita informação. “Existe um trabalho muito sério desenvolvido por nossos profissionais ao longo de todo o ano, mas nesta época aproveitamos a ocasião do Setembro Amarelo para chamar a atenção da sociedade para a importância do debate e de discutirmos estratégias adotadas nas escolas e também no cuidado aos usuários da rede de Saúde Mental do município” – explica. “É preciso deixar claro que cada vida é muito importante. Cada um de nós representa um tesouro valioso e que existem pessoas capacitadas justamente para nos ajudar nesses momentos de vulnerabilidade” – completa Gustavo Mendanha.
Programação:
07h30min – Credenciamento e Abertura08h30min – Conferência: “Prevenção ao Suicídio nos diferentes contextos de cuidado”13h30min – Rodas de Conversa: I – Violências e as dinâmicas familiares; II – Práticas Integrativas e Complementares no contexto da promoção da saúde e prevenção às violências; III – Psicoeducação como estratégia de cuidado para usuários e familiares no contexto de álcool e drogas; IV – Comunicação não violenta no contexto de cuidado.