Cidades

Risco de barragem em fazenda de Gusttavo Lima se romper é ‘zero’, diz delegado

barragem da represa na fazenda do cantor Gusttavo Lima não oferece mais risco de rompimento, em Bela Vista de Goiás. A constatação foi feita na tarde desta quinta-feira (23) pelo delegado Luziano de Carvalho, titular da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), que esteve mais uma vez na propriedade para uma vistoria.

Segundo ele, o risco é zero, mas o pior foi evitado porque providências para o esvaziamento foram tomadas logo. A polícia tinha dado prazo até esta quinta para o rebaixamento da represa a um nível que não ameaçasse mais a GO 020 e seis casas próximas.

A assessoria do cantor Gusttavo Lima informou que um novo barramento será feito na represa. “Não obstante o risco ter sido eliminado, ainda ocorrem trabalhos no local. Após a finalização de todos os trabalhos emergenciais, será procedido os estudos técnicos e ambientais para o novo barramento”, diz nota.

“A Polícia Civil de Goiás não irá instaurar nenhum novo procedimento criminal, haja vista não ter fatos novos. O risco de rompimento realmente era real, aquilo que parecia ser uma nascente era na verdade uma infiltração, questão de horas iria romper”, afirmou o delegado.

Ainda segundo ele, foi cumprido o prometido sobre as providências no local. “Temos que ressaltar o profissionalismo do engenheiro e toda equipe que atua no local. Eles baixaram o nível ao ponto que preservasse a vida de peixes no local e colocaram redes. Em algumas partes, a represa está totalmente seca”, contou o delegado.

Luziano informou também que foi até propriedades abaixo da represa às margens do Córrego Olaria, para onde foi escoada a água da represa. “O córrego não saiu fora da caixa, não teve nenhum impacto”, comentou.

Sobre as próximas providências no local, o delegado afirmou que uma nova estrutura terá que ser construída. “Com a represa esvaziada, ficou evidenciado que ela foi construída sem nenhuma técnica. Tudo erguido de obra atém então deve ser inutilizado, ser limpo e providenciar uma nova construção. Todo serviço e licença vai ter que passar pela Secretaria de Meio Ambiente”, falou o delegado.

Related Articles

Close