Cidades
Aeronave parte de Anápolis com destino a Europa para resgate de brasileiros
Aeronave KC-390 MIllennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), será enviada para a retirada dos brasileiros que estão saindo da Ucrânia desde o início da invasão russa no país, na última quinta-feira (24). A informação foi divulgada pelo Ministério da Defesa na tarde dessa quinta-feira (3).
Desde o último sábado (26), dois aviões KC-390 estavam de prontidão para decolarem da Base Aérea de Anápolis. O avião deve se deslocar do município goiano até a Capital e, na segunda-feira (7) à tarde, deve partir de Brasília (DF) com destino a Varsóvia, na Polônia
A aeronave deve fazer paradas em Recife, Pernambuco, Cabo verde, país da África, e em Lisboa, Portugal. A evacuação é coordenada pelo Itamaraty e o Ministério da Defesa.
“Os cidadãos devem embarcar [na Polônia] conforme definições do MRE (Ministério das Relações Exteriores)“, informou a FAB.
Além disso, o avião cargueiro vai levar cerca de 11,5 toneladas de material de ajuda humanitária. A chegada ao Brasil está prevista para quinta-feira (10), ainda pela manhã.
“O KC-390 é a maior aeronave militar desenvolvida e fabricada no hemisfério sul. Já foi empregada em missões de ajuda humanitária, no Líbano, em 2020; e no Haiti, em 2021″, escreveu o Ministério da Defesa.
Ainda não há informações de quando a segunda aeronave deve deixar o país com destino à Europa. O avião deve continuar de prontidão até uma nova decisão.
.