Cidades

fiscalização de Aparecida percorrem diariamente as macrozonas para garantir cumprimento de portaria

Aparecida de Goiânia continua com Matriz de Risco no cenário laranja. Neste cenário a cidade segue o Isolamento Social Intermitente por Escalonamento Regional, com a cidade dividida em 10 macrozonas, fechando quatro delas por dia e todas aos sábados e domingos. E para garantir o cumprimento das regras sanitárias destacadas pela Portaria 022/2021, as equipes de fiscalização da Prefeitura atuam diariamente percorrendo as macrozonas fechadas e abertas.

Somente neste fim de semana a fiscalização do Grupo Operacional de Enfrentamento a Covid-19 flagrou a realização de festas irregulares, aglomerações, pessoas sem máscaras, poluição sonora causada por veículos com som automotivo e outras irregularidades que constam na portaria. A operação é uma ação conjunta de fiscais das secretarias da Fazenda, Meio Ambiente (Semma), Planejamento e Regulação Urbana, agentes de Vigilância Sanitária e da Guarda Civil Municipal (GCM).

De sexta-feira a domingo, 2 a 4 de abril, por exemplo, dois bares foram interditados e multados por promoverem festa – com superlotação de pessoas – e dois veículos com som automotivo foram apreendidos por conta de poluição sonora. As equipes flagraram cerca de 100 pessoas sem máscara e cada uma foi multada em R$ 111. Outros cinco estabelecimentos de bebidas foram fechados por funcionar fora do horário permitido.

“A maioria dos comércios estão cumprindo à portaria 022/2021 e seguindo os protocolos de segurança e regramento do isolamento social intermitente por escalonamento regional. Mas estamos nas ruas para fazer cumprir a portaria e orientar aqueles que não cumprem, que também precisam estar dentro das regras. No caso das distribuidoras de bebidas, por exemplo, pela portaria elas só podem funcionar até 22h”, comunicou o coordenador do Grupo de Operações, Davi Lorero.

Related Articles

Close