Economia

Tailândia vai Importar carne bovina de Goiás

Tailândia oficializa a decisão de importar carne bovina de Goiás e de outros quatro estados brasileiros. O anúncio é do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), incluindo a informação de que em Goiás foi habilitada a planta industrial do Frigorífico Minerva, em Palmeiras de Goiás, além de plantas industriais da JBS e do Marfrig, nos estados do Pará, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A Tailândia vai importar carne com osso, carne desossada e miúdos comestíveis, segundo informações divulgadas pelo Mapa. Trata-se de um mercado de carne com potencial de até US$ 100 milhões nos próximos anos, conforme avaliou o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério, Orlando Leite Ribeiro.

Em 2019, o país importou de todo o mundo cerca de US$ 90 milhões em carne bovina. A Austrália participou da metade desse valor, já que os dois países possuem acordo de livre comércio. Além da carne, recentemente a ministra da Agricultura, Teresa Cristina, anunciou a abertura do mercado tailandês para produtos lácteos do Brasil.

A decisão dos tailandeses leva em conta a qualidade do produto e os rígidos controle de sanidade do rebanho. O presidente da Agrodefesa, José Essado, enfatiza que trata-se de uma notícia muito positiva para Goiás e para o Brasil, porque significa mais exportações e reflexos positivos na economia do Estado.

Related Articles

Close