Saúde

SES afirma que Goiás está na fase 1 do plano de contingência do sarampo

O último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO), mostra que o estado tem 64 casos de sarampo notificados, três deles foram confirmados e 26 seguem em investigação. A pasta já colocou em prática um Plano de Contingência.

A gerente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Goiás, Magna Carvalho, explicou  que o plano compreende quatro fases, de zero a três. “Zero é quando nós não temos casos ainda. Nós estamos na fase 1, ainda com poucos casos concentradas em alguns locais, mas as nossas medidas hoje elas focam principalmente, na notificação imediata dos casos e o bloqueio vacinal”, afirmou. “Quando tem um caso a gente tenta vacinar aquelas pessoas ao redor, implementar algumas medidas, por exemplo, de isolamento e evitar propagar a doença”, completou.

Em 2019, segundo a SES-GO, as ações foram atualizadas e entre as atividades desenvolvidas estão o incentivo à vacinação de forma seletiva de pessoas não vacinadas, conforme recomendações do Ministério da Saúde. “A vacinação hoje está focada principalmente no grupo de crianças, de seis meses até menor de 5 anos, que é o grupo onde tem mais chance de ter uma forma grave de sarampo”, avaliou. “Então a vacinação hoje apesar de quem está com cartão atrasado deve se vacinar, mas o foco da vacinação hoje é nesse grupo”, concluiu.

Related Articles

Close