Saúde

Projeto recupera mais de 50 ventiladores mecânicos para o tratamento de pacientes com Covid-19: ‘Corrente do bem’

Durante a pandemia do novo coronavírus, os ventiladores mecânicos se tornaram ainda mais importantes para tratar pacientes que estão em estado grave nos hospitais. Pensando nisso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em parceria algumas empresas, decidiram recuperar os equipamentos, em Goiânia. Por causa do aumento do uso de respiradores, a manutenção desses aparelhos cresceu 30%.

Dos 183 ventiladores que o projeto recebeu desde abril, 51 já foram consertados e entregues a hospitais. As próprias unidades de saúde solicitam o serviço de manutenção dos aparelhos, que são levados para o laboratório do Senai.

Segundo o técnico em manutenção de equipamentos médicos Yulliver Fernandes Rodrigues, os respiradores são analisados para identificar quais defeitos apresentam e o que pode ser feito.

“Um dos problemas que mais aparecem, principalmente quando é equipamento que já está parado há muito tempo, é o volume que precisa ser entregue, que é a quantidade de ar que vai ser entregue para o paciente”, explica.

Ao passar pelos técnicos e por um teste de funcionamento, se o respirador simular normalmente o movimento de um pulmão, significa que está pronto para atender as necessidades dos pacientes que lutam contra a Covid-19.

Related Articles

Close