Governo

Ronaldo Caiado garante inauguração da Policlínica Regional de Posse, em fevereiro

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, visitaram as obras da Policlínica Regional de Posse, na manhã deste sábado (11), com o objetivo de vistoriar a fase final de construção da unidade.

A Policlínica de Posse atenderá a Macrorregião Nordeste de Goiás, composta por 1.207.393 habitantes. A área de abrangência é composta por quatro regiões de saúde e 31 Municípios. O local será uma unidade especializada de apoio diagnóstico e orientação terapêutica, com serviços de consultas clínicas com médicos de diversas especialidades. A unidade possuirá todo suporte para realização de exames gráficos e de imagem com fins diagnósticos, como tomografia, ressonância magnética, raio-x e ultrassom.

Segundo o governador, a Policlínica oferecerá um atendimento diferenciado de todo o estado. “Essa estrutura será a mais moderna que vou construir no Estado de Goiás. Ela tem ressonância magnética, que não tem em nenhum dos hospitais da região, vai ter toda a aparelhagem cardiológica, de radiologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, pediatria e ortopedia”, destacou. Além disso, Caiado planeja disponibilizar ônibus e vans para buscar os pacientes em casa e levar até a Policlínica, com hora marcada, para dar mais dignidade ao cidadão que tanto precisa da saúde pública.

Acompanhado de secretários de Estado, deputados estaduais e federais, o governador vistoriou todo o espaço da Policlínica e anunciou que a inauguração já está definida para o final de fevereiro. Toda estrutura física está pronta e a construtora finaliza em breve a sala anexa ao prédio principal que irá abrigar todos os equipamentos de ressonância magnética. A previsão é terminar até o final deste mês. A unidade também já abriga outros aparelhos de imagens, como raio-x e ultrassonografia, que devem ser instalados até fevereiro.

A real previsão era de inaugurar a estrutura na virada de julho para agosto. No entanto, quando o governo solicitou a Enel Distribuição, a ligação de energia elétrica do local, a reposta foi que vai demorar, um prazo de 120 dias para que a instalação seja feita. A questão desagradou o governador que reclamou e prometeu ir a órgãos de controle mais uma vez reclamar da Enel.

Quinze dias depois da manifestação de Ronaldo Caiado, a Enel Goiás entregou a rede elétrica da Policlínica de Posse, durante reunião com técnicos da Secretaria de Estado da Saúde. Com a entrega desta obra, a unidade de saúde pode entrar em funcionamento depois que a Secretaria finalizou a construção da subestação que atenderá o local.

Organização Social

A Secretaria Estadual de Saúde também já lançou o edital para contratar a Organização Social (OS) que ficará responsável pela gestão da unidade. “Fizemos o chamamento no final de novembro. As propostas já foram todas apresentadas e temos sete OSs que estão concorrendo no edital. Agora, estamos na fase de análise dessas propostas”, explicou o secretário Ismael Alexandrino. A previsão é que nos próximos 20 dias saia o resultado da seleção.

Caiado também reforçou que a Policlínica de Posse dará continuidade a uma ação do governo que é descentralização dos atendimentos em Goiânia. Assim como Posse, outras duas unidades, de Goianésia e Quirinópolis, devem ser entregues ainda no primeiro semestre. Lembrando que a regionalização do atendimento na saúde pública é uma política empregada pelo Governo Caiado deste o ano passado, quando 58 novos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) adulto foram abertos somente no interior, nas cidades de Jataí, cidade de Goiás, Ceres, Catalão e Nerópolis.

“Um compromisso que temos em nosso governo é o de combater as desigualdades regionais”, disse o governador. Ele pontuou que na região do Nordeste goiano quem precisa de hemodiálise ou UTI tem que percorrer até 700 quilômetros. “É uma situação desumana, não ter exame, médico especialista em toda essa região. É inaceitável continuarmos assim, sem que o cidadão tenha condições de tratamento digno”, ressaltou Caiado.

Related Articles

Close