Cidades

Ações de prevenção ao suicídio em pauta no Programa Todas as Coisas

Até pouco tempo, falar a respeito de depressão e suicídio era tabu. Atualmente se tornou manchete nos principais veículos de comunicação. Para a Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio, o tema deve ser debatido como forma de prevenir os casos. E a imprensa tem importante participação, ao  divulgar informações  de forma clara, com dicas de prevenção, auxílio e cuidado.

Com esse objetivo, o programa Todas as Coisas coloca em pauta o assunto que desafia estudiosos, pesquisadores e a medicina. O número de mortes de jovens, na faixa etária de 15 a 29 anos, cresceu 24% no Brasil nos últimos nove anos, de acordo com estudos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Segundo a pesquisa, o suicídio é hoje a quarta causa de morte entre jovens no Brasil.

Dados da OMS

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 90% dos casos de suicídio estão associados a distúrbios mentais. E podem ser evitados se as causas forem tratadas corretamente. Os números da OMS são assustadores. No Brasil, por dia, 32 pessoas tiram a própria vida. Isso significa uma morte a cada 45 minutos.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) defende a conversa aberta sobre o assunto e garante que o caminho é quebrar tabus e compartilhar informações. A Campanha Setembro Amarelo segue esse caminho de conscientização e prevenção, ao adotar várias ações em todo o Brasil.

As pessoas que estão deprimidas, sem esperança e não querem viver dão sinais de que podem tirar a própria vida? O que pode ser feito ao perceber o risco?  Como pedir ajuda para se livrar da depressão e de pensamentos suicidas? Essas e outras perguntas serão respondidas pelos especialistas convidados do Todas as Coisas, nesta segunda-feira, dia 9.

 

Related Articles

Close