Cidades

Prefeitura de Aparecida reforça pedido para que população não aglomere durante o feriado

Às vésperas do feriado prolongado de Corpus Christi, que será celebrado na próxima quinta-feira, 03, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia pede que a população se conscientize acerca dos perigos da Covid-19 e mantenha as medidas preventivas nos dias de folga. Entre elas, evitar aglomerações e festas que são consideradas hoje pelos especialistas os maiores vetores da doença, pois os cuidados são mínimos.

Aparecida de Goiânia está hoje no cenário verde, de risco baixo, do isolamento social intermitente por escalonamento regional das atividades econômicas adotado pela cidade há quase 100 dias. Neste cenário, que segue Matriz de Risco que avalia oito pontos incluindo ocupação de leitos de UTI e número de casos ativos, os comércios não essenciais fecham uma vez por semana, conforme a macrozona em que se encontram e a cada dia, de segunda a sexta, fecham duas das dez macrozonas da cidade.

Mesmo no cenário verde e com medidas restritivas ainda em vigor, o número de pessoas contaminadas pela Covid-19, que havia diminuído no final de abril e em maio, tem aumentado aos poucos. Por isso, que diante do aumento de internações em leitos de UTI e dos casos ativos diários, a administração municipal reforça a necessidade de as pessoas ficarem em casa sempre que possível e evitar locais com aglomeração, além de viagens e passeios.

Outra preocupação do Comitê de Enfrentamento à Covid é a presença de novas cepas da doença no Brasil. A indiana, por exemplo, é ainda mais transmissível e já foi detectada no País. “A pandemia não acabou. A vigilância deve ser constante. As pessoas devem se conscientizar que estamos vivendo um momento de alerta com possibilidade real de enfrentarmos uma terceira onda da doença”, aponta o secretário executivo do grupo de Segurança Institucional, Davi Lorero.

Related Articles

Close