Cidades

População de Aparecida adere práticas sustentáveis na 1ª Semana Lixo Zero

O Coletivo Ideias Urbanas, em parceria com Prefeitura de Aparecida de Goiânia por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, realizou ao longo desta semana – 23 a 30 de outubro –  a primeira edição da Semana Lixo Zero em Aparecida. A campanha, que teve como objetivo conscientizar a população aparecidense a fazer a destinação correta dos resíduos e a separação de materiais recicláveis, encerra na tarde deste sábado, 30, das 16h às 20h, no Parque da Criança, no setor Mansões Paraíso.

Durante oito dias aconteceram trabalhos de conscientização, distribuição de mudas do cerrado e recolhimento de resíduos recicláveis em diversas regiões da cidade. As pessoas puderam contribuir com meio ambiente levando materiais recicláveis e produtos eletrônicos danificados nos pontos de drives-thru montados, sem precisar sair do carro.

Conforme balanço das ações nos drives-thru, foram arrecadados papelão, plástico, alumínio, isopor, vidro, óleo, entre outros. Ao todo cerca de 1,5 toneladas de materiais foram e serão levadas às cooperativas de reciclagem de Aparecida, com intuito de gerar renda para as famílias cooperadas. Além disso, dentro da programação, os alunos da rede municipal de ensino contaram com uma oficina temática sobre Compostagem e Reciclagem.

“Por ter sido a primeira edição, a população de Aparecida aderiu bem a campanha. Em todos os pontos que estivemos, nós arrecadamos bastante e as pessoas foram muito receptivas às orientações. Com certeza vamos realizar outras edições, pois a Semana Lixo Zero é uma oportunidade de sensibilizar pessoas de que resíduo não é lixo mas que é matéria prima para geração de renda e melhoria da qualidade de vida de muitas famílias”, declarou coordenador do projeto, o arquiteto e urbanista Filemon Tiago.

Segundo o presidente da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Aparecida de Goiânia (COCAP), Francisco Juerez da Silva, a ação mostrou à sociedade a importância dos trabalhos dos catadores nas cooperativas. “Muitos não fazem a separação correta dos resíduos pois não conheciam nosso trabalho. As cooperativas possuem um papel importante para o meio ambiente, além de gerar renda às pessoas que dependem da reciclagem para sustentar suas família

Related Articles

Close