Cidades

Parceria entre a Saúde de Aparecida e Sírio-Libanês aprimora as assistências materna-infantil e oncológica

A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) apresentou, na manhã desta quarta-feira, 11 de agosto, na Cidade Administrativa, os resultados positivos dos projetos de assistência oncológica e materna-infantil pioneiros em Goiás e realizado no município desde agosto de 2020 com a supervisão do Hospital Sírio-Libanês.

Os trabalhos foram direcionados para as gestantes e seus bebês e para a atenção aos cânceres de mama, próstata e colo de útero, considerados dominantes no Brasil segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), e aprimoraram a assistência nas áreas contempladas com mais e melhores serviços.

Gestores da SMS apresentaram para o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, e para os representantes do Sírio Libanês, os resultados obtidos, as experiências e os conhecimentos adquiridos que resultaram em métodos e ferramentas que estruturaram a Atenção Primária com mais qualidade, agilidade e segurança para profissionais e pacientes nas áreas propostas.

“Fiquei satisfeito com os avanços obtidos para a população, com o mapeamento dos entraves da rede e com os dados obtidos sobre a saúde dos moradores da cidade. Nossa equipe envolvida já era muito qualificada e agora está preparada para ir além do projeto, aprimorando o que já foi feito e estendendo as melhorias para outros setores da SMS”, declarou Alessandro.As atividades dos projetos consistiram em análises e planejamentos específicos, bem como a capacitação de todos os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e da maternidade Marlene Teixeira (MMT) para acolher os pacientes, examiná-los e dar o devido encaminhamento para cada caso. Também foi ampliado o acesso aos exames preventivos e diagnósticos, bem como às consultas médicas e de enfermagem nas UBS’s.

Related Articles

Close