Sem categoria

Operação Hipócrates: 10 pessoas são indiciadas por fraudes e corrupção no sistema de regulação médica estadual

A Polícia Civil de Goiás, através da Delegacia Estadual de Combate à Corrupção (DECCOR) concluiu o inquérito policial nº 01/2023 – DECCOR, referente à “Operação Hipócrates”, que foi deflagrada pela PCGO em fevereiro deste ano. A investigação apurou fraudes e corrupção no sistema de regulação médica estadual, especialmente na fila de cirurgias eletivas do Estado.

O delegado à frente do caso, Danilo Victor Nunes de Souza, informou que foi revelada e desarticulada a atuação de um grupo criminoso, composto por particulares e agentes públicos, que atuavam em Goiânia e em diversos municípios de Goiás, mediante a captação de pacientes e inserção de dados falsos no sistema de regulação médica, para fins de possibilitar a realização de cirurgias (a maioria estéticas) em pessoas fora dos critérios exigidos para a realização do procedimento.

Verificou-se que diversas pessoas pagaram vantagens econômicas indevidas (propina) para intermediários e operadores do sistema de regulação médica, a fim de que pudessem realizar cirurgias pelo Sistema Único de Saúde e, ainda, viessem a ser beneficiadas na fila de procedimentos médicos, ocasionando a ocupação indevida na fila, a sobrecarga no serviço e a demora no atendimento daqueles que mais precisavam. Somente um dos envolvidos teria sido responsável por realizar quase 2 mil inserções no sistema, só nos últimos seis meses do ano de 2022.

Related Articles

Close