Segurança

Fraudes em licitações da SSP-GO, entre 2013 e 2018

A Polícia Civil de Goiás (PCGO) apura a existência de um esquema criminoso envolvendo fraudes em licitações da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-GO), entre os anos de 2013 e 2018, período em que a pasta era gerida pela antiga administração do Governo de Goiás. Os crimes trouxeram prejuízo estimado em R$ 58 milhões aos cofres públicos. Nesta quarta-feira (26), a Delegacia Estadual de Combate à Corrupção (Deccor) deflagrou a Operação Mérida, que resultou no cumprimento de 13 mandados de busca e apreensão e o sequestro de bens e valores dos investigados.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, as fraudes foram identificadas durante um processo de auditoria realizado em todos os contratos da pasta, durante o início da atual gestão, em 2019. “Essa investigação específica nasceu dentro da Superintendência de Combate à Corrupção e depois, quando nós vimos o conteúdo criminal, já tínhamos criado a nova unidade de combate à corrupção, hoje Deccor, e foi repassado à especializada para continuidade”, ressaltou.

Ao todo, seis servidores públicos estariam envolvidos no esquema criminoso. Todos eles foram afastados e proibidos, judicialmente, de participar de novas licitações ou procedimentos que envolvam a realização de contratos públicos. “São seis servidores efetivos, cinco deles vinculados à Secretaria de Segurança Pública, que vão ser devolvidos agora às suas corporações e já vão também com a instauração de procedimento disciplinar”, pontuou. O titular da SSP-GO lembrou que, após o pente fino realizado na pasta, “os contratos que ainda existem nas áreas afetadas já são novos, dentro dos padrões licitatórios exigidos pela legislação

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