Saúde

Mais de R$ 322 milhões são investidos na Saúde de Aparecida de Goiânia, só em 2018

Com o intuito de proporcionar à população de Aparecida de Goiânia uma saúde pública de qualidade, a Prefeitura tem realizado grandes investimentos na área. Só em 2018, foram aplicados mais de R$ 322 milhões na rede de saúde municipal, ampliando o acesso dos moradores e região conveniada aos atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS). Desse total, cerca de 128 milhões saíram do cofre público municipal. O valor corresponde a 21% de toda a receita da Prefeitura, bem acima dos 15% que são estipulados pela Lei. O restante aplicado foi oriundo de recursos federais e estaduais, por meio de repasses.

Como resultado dos investimentos, no último ano a Prefeitura entregou à população o Hospital Municipal, o maior de Goiás construído por uma Prefeitura; três unidades Básicas de Saúde; uma Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil; um Centro de Atenção Psicossocial e o Serviço de Assistência Especializada. Além disso, a gestão municipal reformou a UPA Brasicon e colocou em funcionamento o Centro de Diagnósticos e Especialidades.

“Nós estamos mudando a história da Saúde de Aparecida. A Prefeitura poderia ter optado por aplicar nessa área apenas o exigido em lei, que atualmente fica na casa dos 15% do total arrecadado pelo município. Contudo, a Saúde é uma grande prioridade da nossa gestão. Nós não temos medido esforços para oferecer um atendimento de qualidade à população”, afirmou o prefeito Gustavo Mendanha que em 2017 inaugurou a UPA do Parque Flamboyant.

Segundo o gestor, além de investimentos em construções e equipamentos, a Prefeitura também tem buscado a qualificação dos profissionais. “No ano passado, firmamos uma parceria com o Hospital Sírio-Libanês, referência nacional, que promoveu a capacitação dos nossos servidores e agora tem implementado projetos de melhorias para agilizar processos e atendimentos nas UPA’s de Aparecida”.

Outra estratégia municipal para agilizar atendimentos são os mutirões de consultas. Em 2018, a Secretaria Municipal da Saúde promoveu mais de três mil atendimentos, aos sábados, com médicos especialistas, mediante agendamento prévio. A iniciativa tornou mais rápido o acesso a diagnóstico e tratamentos, zerando as filas para algumas especialidades. “Os mutirões renderam excelentes resultados e devem continuar neste ano”, afirmou o secretário da pasta, Alessandro Magalhães.

Hospital Municipal – O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP), completou um mês de funcionamento neste fim de semana e ao longo dos próximos dez dias, a unidades realizará, além das consultas ambulatoriais, internações, exames e cirurgias. A partir de julho de 2019, entram em funcionamento de mais 30 leitos de clínica médica, 30 de pediatria, 10 de UTI pediátrica, ressonância magnética e tomografia, já em dezembro mais 60 leitos de clínica cirúrgica e oito salas cirúrgicas entram em operação.

O HMAP é gerido pelo Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH).  Organização Social selecionada pela Prefeitura de Aparecida por meio de chamamento público e que é responsável pela contratação dos profissionais que atuarão no Hospital.

Related Articles

Close