Política
Em Aparecida Assistência Social lança projeto pioneiro para cuidar da pessoa idosa
Aparecida de Goiânia poderá ser referência nacional e até internacional em políticas públicas para qualidade do envelhecimento.” Foi o que projetou nesta terça-feira (24) o sociólogo Floriano Pesaro, de São Paulo, na palestra de lançamento do projeto Trilhas da Longevidade, que será executado pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
Recepcionado em Aparecida pelo prefeito Gustavo Mendanha e pela primeira-dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha, Floriano palestrou no Anfiteatro Municipal detalhando o funcionamento do Trilhas da Longevidade, do qual é mentor.
Aparecida é o primeiro município em Goiás a executar o programa. O Trilhas da Longevidade se vale dos pilares família, pessoa idosa e cuidador de idosos para consolidar uma rede de assistência à terceira idade, visando a propiciar o envelhecimento de forma ativa e promover o acesso dos idosos ao poder público.
Na apresentação, Floriano Pesaro afirmou que “Aparecida de Goiânia é uma das cidades com melhor qualidade de vida no Brasil”. Ele classificou a gestão municipal como “extraordinária” e disse que, por isso, o município tem todas as condições de ser bem-sucedido no desenvolvimento do projeto.
O Trilhas da Longevidade envolve profissionais como assistentes sociais e psicólogos e líderes religiosos, que já acolhem pessoas idosas no dia a dia do trabalho nas igrejas.
Floriano ressaltou que o projeto proporciona ainda a proteção dos idosos contra violência física, sexual, patrimonial e psicológica. “Podemos lutar contra a indiferença, que é tão mortal quanto uma doença física”, citou o sociólogo. Ele também é escritor e ex-secretário do Desenvolvimento Social no município e no Estado de São Paulo.