Nacional

Governo manda investigar Dia do Fogo na Floresta Amazônica

Polícia Federal vai investigar uma série de queimadas registradas no Estado do Pará. A informação foi confirmada neste domingo pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Na noite deste domingo (25), o presidente Jair Bolsonaro assinou um despacho determinando à Polícia Federal a investigação sobre a “possível existência de ação premeditada de criminosos nos incêndios e queimadas ocorridos na área da Floresta Nacional de Altamira desde o dia 10 de agosto de 2019”.

O dia 10 de agosto teria ocorrido no sul do Pará e foi chamado Dia do Fogo, uma ação orquestrada por fazendeiros, grileiros e madeireiros que incendiaram as margens da BR-163. O Pará lidera o número de queimadas registradas em agosto em todo o país, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Também em uma conta em rede social o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, informou que o presidente “determinou abertura de investigação rigorosa para apurar e punir os responsáveis pelos os fatos narrados”, se referindo a uma reportagem do Globo Rural. De acordo com a reportagem o grupo usou WhatsApp para convocar o dia de queimada.

A polícia investiga ação de incendiários e se ao menos 70 pessoas participaram de grupo de mensagens. No dia 10 de agosto, número de focos de incêndios cresceu repentinamente na Amazônia. “A Polícia Federal vai, com sua expertise, apurar o fato. Incêndios criminosos na Amazônia serão severamente punidos”, disse o ministro de Justiça, Sérgio Moro também em rede social.

Related Articles

Close