Governo

Governador Ronalado Caiado participa da abertura da 19ª Tecnoshow Comigo em Rio Verde

O governador Ronaldo Caiado participou nesta segunda-feira (04/04) da abertura da 19ª edição da Feira Tecnoshow Comigo, em Rio Verde. O município, que recebe um dos maiores eventos de tecnologia rural do Brasil, também passou a ser simbolicamente a capital do Estado, com a instalação dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A programação estava suspensa há dois anos em função da pandemia de Covid-19. A exposição é realizada pela Cooperativa dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo).

“A Tecnoshow é, hoje, a maior escola do país para formar e orientar produtores rurais. Graças à tecnologia, ao avanço apresentado aqui, fazendo chegar cultivares, técnicas e tecnologias mais modernas do mundo ao agricultor, seja o pequeno, o médio ou o grande. Goiás bate os demais estados em produtividade por hectare. Nosso Estado respeita as regras ambientais e produz mais em menor número de hectares de terra”, disse o governador, que estava acompanhado da presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado.

Caiado ressaltou o pioneirismo de Rio Verde por abrigar, no Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre), o único ponto na América Latina de rede de internet móvel de quinta geração (5G) para o agronegócio, em caráter experimental, para desenvolver aplicações de inteligência artificial e da chamada Internet das Coisas (Internet of Things – IoT). “Temos o que tem de melhor no mundo”, ressaltou.

“É graças à tecnologia e à inovação que a Tecnoshow Comigo e os empresários têm trazido que temos avançado na produção de alimentos, a maior e mais importante matriz energética do mundo. Temos a melhor feira da América Latina”, disse o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale.

O presidente da Comigo, Antônio Chavaglia, ressaltou a importância da feira para o agronegócio brasileiro. “Tem máquinas e tecnologia do mundo inteiro, para o pequeno e o grande produtor”, disse. Ele falou da superação empreendida pelo setor durante a pandemia e dos desafios para as próximas safras, devido ao cenário ainda incerto da economia mundial.

Related Articles

Close