Governo

Governador lança Plano Nacional da Cultura Exportadora com ênfase nos pequenos e médios empresários

O governador Ronaldo Caiado lançou, nesta última quinta-feira, dia 27, por videoconferência, o Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) em Goiás. O Estado é um dos primeiros do País a iniciar oficialmente a execução do projeto do Governo Federal, que tem como objetivo ampliar o número de exportadores brasileiros. “Nosso grande desafio é dar ao pequeno e médio empresário a competência de disputar no mercado lá fora”, projetou.

Na reunião de apresentação das diretrizes, o governador garantiu que toda a política econômica do Estado atua com vistas a incentivar e a facilitar a vida do empreendedor que tanto gera emprego e renda ao Estado. “Existe um sentimento de que fazer essa operação com o exterior é algo difícil, com várias barreiras. Mas nós temos um sistema de governo para desmistificar e buscar alternativas”, relatou.

A videoconferência contou com a participação do vice-governador Lincoln Tejota, mediação do secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Adonídio Neto, e de representantes de diversas entidades. Caiado ainda chamou atenção para a criação de um ambiente seguro de trabalho, em que os empreendedores tenham confiança de dar o passo rumo à exportação. Desde 2019 o Estado desenvolve esse papel de fomentador.

O governador mencionou, como exemplo, os incentivos para que as empresas se instalem em Goiás – somente este ano já foram 90 protocolos assinados, com previsão de investimentos R$ 4,1 bilhões e geração de mais de 40 mil empregos no Estado. Listou, ainda, a desburocratização que facilitou o acesso a créditos e, mais recentemente, a internacionalização do Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia.

Related Articles

Close