Saúde

Goiânia faz Inquérito Vacinal com a AstraZeneca

A Prefeitura de Goiânia, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), continuará com a coleta de dados para o estudo que vai verificar o comportamento das vacinas AstraZeneca e Coronavac após a aplicação. Iniciado em março com trabalhadores da saúde, o estudo será feito agora com a comunidade aeroportuária (1.855 pessoas na capital), que começa a ser vacinada com a primeira dose da AstraZeneca, das 8h às 17h, no Aeroporto Santa Genoveva.

O estudo prevê a coleta de sangue antes da vacina ser aplicada, outra após seis meses e uma terceira com 12 meses. “Vamos verificar se a pessoa já tinha anticorpos, se vai desenvolver, se terá Covid-19 mesmo estando vacinada, ou seja, é um trabalho de vigilância, de monitoramento pós-vacina”, explica o secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso.

Os participantes do estudo terão que preencher um formulário e apresentar documento pessoal com foto e credencial aeroportuária válida. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) será a responsável pela vacinação e a UFG, junto com um laboratório privado, irá processar as amostras de sangue e fazer a análise dos dados.

Para evitar aglomeração, foi feita uma programação das datas e horários de vacinação com base na primeira letra do nome:

Related Articles

Close