Cidades

Goiânia é a quarta capital com melhor saneamento básico do País, revela pesquisa no Dia Mundial da Água

Goiânia é a quarta capital com melhor sistema de saneamento básico do país. É o que aponta pesquisa do Instituto Trata Brasil, em parceria com a consultoria GO Associados, divulgada nesta terça-feira (22/03), Dia Mundial da Água.

Levantamento revela, também, que o percentual de atendimento de água na capital é de 99,07%, e o de esgoto alcança 92,71%.

O estudo aponta que 72,10% do esgoto é tratado em relação à água consumida pelos goianienses. A média do Brasil, nesse quesito, é de 50%. Goiânia ainda figura como a 11ª capital brasileira com melhor evolução dos investimentos.

O prefeito Rogério Cruz comemora o resultado e ressalta iniciativas voltadas para o setor. “Isso é fruto dos investimentos realizados pelo Município para melhorar a oferta de água e a cobertura de esgoto em todas as regiões da cidade. Vamos seguir em frente, cuidando ainda mais do meio ambiente e dos goianienses”, afirma.

Cruz também destaca parcerias na área de saneamento básico para aprimorar serviço entregue à população. “Nós acreditamos em trabalho conjunto para benefício da população. Assim, desenvolvemos parcerias com as demais esferas da administração pública para identificarmos demandas, realizarmos investimentos e entregarmos serviços de qualidade para a população”, aponta.

O levantamento do Instituto Trata Brasil avaliou diversas áreas relacionadas ao saneamento básico. A capital obteve nota máxima em nove categorias: atendimento total de água; atendimento total de esgoto; atendimento urbano de esgoto; esgoto tratado referido à água consumida; novas ligações de água por ligações faltantes; novas ligações de esgoto por ligações faltantes; perdas do faturamento total; perdas na distribuição, e perdas volumétricas. A nota final de Goiânia foi 8,58

Related Articles

Close