Educação

Goiânia amplia número de escolas de tempo integral

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), trabalha na ampliação do número de unidades educacionais que oferecem o ensino de tempo integral. Para 2022, cinco instituições da capital passam a oferecer a modalidade de ensino com o objetivo de potencializar a formação dos alunos matriculados no Ensino Fundamental.

Em 2021, a modalidade atendeu 6,7 mil estudantes em 35 escolas. Com o aumento do número de instituições, a SME pretende melhorar as aprendizagens depois dos inúmeros desafios impostos pela pandemia da Covid-19. “O caminho para a Educação de qualidade passa também pelo ensino de tempo integral. Por isso, para o próximo ano letivo, as famílias de Goiânia terão acesso à modalidade em 40 instituições, que estarão preparadas para receber as crianças e adolescentes com inúmeras atividades pedagógicas”, explica o secretário municipal de Educação de Goiânia, Wellington Bessa.

Na capital, os estudantes passam nove horas nas escolas de tempo integral. Das 7h às 16h15 são servidas três refeições, incluindo o café da manhã, almoço e lanche da tarde, e realizadas atividades dentro e fora das salas de aula. Neste período, as crianças também têm horário para higiene pessoal, além de um momento de descanso e tranquilidade.

O atendimento pedagógico das escolas de tempo integral em 2022 continua baseado nas diretrizes da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No atual formato, foram adicionadas atividades ampliadoras dentro do currículo, com abordagem diferenciada no contraturno das aulas. Clube de Leitura, Tecnologias Digitais, Arte e Movimento, Construções Matemáticas e Iniciação à Pesquisa são algumas das iniciativas desenvolvidas nas instituições. As atividades ampliadoras são uma alternativa a mais para amparar alunos com dificuldade de aprendizagem.

Related Articles

Close