Segurança

Filho de deputado estadual é preso em operação da Polícia Federal

O filho do deputado estadual Tião Caroço (PSDB), Sebastião Monteiro Guimarães Neto, 25 anos, está entre os presos da Operação Ozark-Narco deflagrada pela Polícia Federal nesta quarta-feira (4) em Goiás, São Paulo, Pará, Minas Gerais e Distrito Federal.

Além dele, foram presas mais 23 pessoas, entre elas o ex-prefeito de São Miguel do Araguaia, Nélio Pontes (PSDB), e Leonardo Mendonça Dias, apelidado de Barão do Tráfico. Nélio, que é médico, renunciou ao mandato de prefeito no dia 28 de agosto, alegando que se mudaria para Goiânia, e em seu lugar assumiu a vice-prefeita Azaíde Borges (Podemos).

De acordo com familiares de Sebastião Neto, o rapaz foi preso em Goiânia e presta depoimento na PF. Eles dizem que o rapaz é pescador em São Miguel, onde seu pai tem uma casa, e pegava carona em avião de uma piloto ligado ao ex-prefeito. Os famliares afirmam que Neto não tem envolvimento e acreditam que ele será libertado pelo juiz na audiência de custódia, prevista para esta quinta-feira (5). Um mandado de prisão, de um total de 25, ainda não foi cumprido.

A operação

Cerca de 130 policiais federais trabalham na operação. As investigações da PF apontam que o grupo criminoso foi responsável pelos recentes envios de carga de cocaína para países da Europa, por meio dos portos de Santos (SP) e Itajaí (SC). Foi apurado ainda pela PF que o dinheiro era investido na aquisição de empresas de diversos ramos comerciais, na tentativa de dar aparência lícita ao dinheiro obtido com os lucros do tráfico de drogas.

Ainda segundo a PF, o grupo criminoso tinha apoio de ex-prefeito Nélio Pontes (PSDB). O tucano renunciou à Prefeitura do município, na última quarta-feira (28), com a justificaiva de que assumiria a direção-geral de um hospital particular de Goiânia, podendo assim, ficar próximo da família dele.

Os investigados deverão responder por tráfico internacional de drogas, cuja pena máxima pode alcançar 25 anos, sem prejuízo de demais implicações penais ao final das investigações.

Related Articles

Close