Cidades

Começa domingo, 28 nova fase do escalonamento regional com cenário amarelo

Com o aumento expressivo dos casos de Covid-19 nos últimos dias, Aparecida de Goiânia entrou em risco moderado, ou seja, no cenário amarelo da portaria 035/2020. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até às 17h desta quarta-feira, 24, Aparecida contabilizava 2.020 pessoas contaminadas com Covid-19 sendo que no dia 23 haviam 1.870 casos. Um record de 151 novos registros em 24 horas. Além desse número, as UTIs públicas atingiram 49% de ocupação e as privadas já estão com 100% dos leitos ocupados.

Por conta deste cenário, medidas mais drásticas, como a ampliação do escalonamento regional, precisaram ser tomadas nesta semana para proteger as pessoas da cidade. “Aparecida adotou no primeiro momento, em março, o isolamento social horizontal com o fechamento de toda a cidade, menos serviços essenciais, por 30 dias. A partir do dia 28 de abril iniciados a abertura responsável das atividades econômicas e baseado no modelo de Israel, iniciamos em junho o isolamento social intermitente. Onde temos quatro cenários separados por cores, cujas ações vão sendo tomadas ao atingir determinados gatilhos, sendo eles o aumento de casos de forma expressiva e o índice de ocupação dos leitos de UTI. Com o aumento dos casos precisamos entrar no cenário amarelo, de alerta”, comentou Gustavo Mendanha.

O sistema de cenários em cores é baseado nos números da Covid-19 em Aparecida e nas diretrizes da OMS e do Ministério da Saúde (MS). No cenário estável, o verde, que durou do início da pandemia até o dia 22 de junho, é previsto que o comércio em cada macrozona do município feche uma vez de segunda a sexta-feira. No amarelo, de risco moderado (atual), todas as macrorregiões passam a fechar também aos domingos. No laranja, de risco alto, elas fecham duas vezes por semana aos sábados, a partir das 13h e aos domingos o dia inteiro, com exceção dos serviços de Saúde de urgência e emergência, supermercados, postos de combustíveis e farmácias. No vermelho (risco altíssimo), aumentam para três os dias de fechamento durante a semana e fecham-se aos sábados e domingos, com exceção dos serviços e empreendimentos já citados.

Related Articles

Close