Cidades

Centro de Informação Toxicológica disponível 24 horas por dia

A população goiana e os profissionais de saúde têm à disposição uma unidade especializada em repassar informações precisas sobre as condutas e procedimentos a serem adotados para os diversos tipos de intoxicações. O Centro de Informação Toxicológica (CIT) da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) funciona 24 horas por dia, durante toda a semana. Os atendimentos são feitos por meio do telefone 0800-646-4350. A ligação é gratuita.

Só no ano passado, o CIT realizou 8.496 atendimentos relacionados aos diversos tipos de intoxicações. Desses, a maioria (4.057) foram sobre acidentes com animais peçonhentos. Em seguida, estão intoxicações por medicamentos (1.898). A diretora-geral do CIT, Dilza Diniz, destaca que a procura por parte da população e até mesmo dos profissionais de saúde ainda é considerada baixa. “Temos a possibilidade de realizar uma quantidade maior de atendimentos”, assinala.

Dilza Diniz informa que o CIT vai desenvolver um trabalho junto às unidades de saúde e aos municípios de grande porte, já realizado anteriormente, para divulgação das atividades realizadas pela unidade. Ela destaca que, ao atender os profissionais de saúde, os plantonistas do CIT são capazes de fazer avaliações críticas, valendo-se do banco de dados mais atualizados e protocolos elaborados pelo Ministério da Saúde.

“Nos contatos com os profissionais de saúde, a equipe do CIT procura repassar a informação mais relevante, em tempo hábil, para a utilização na assistência direta ao paciente, minimizando as complicações decorrentes da exposição tóxica”, sublinha.

Para a população em geral, os técnicos procuram repassar informações específicas em relação à prevenção, primeiros socorros e medidas ou manobras que possam minimizar o efeito de exposição a agente tóxico até a realização do atendimento pelo profissional de saúde. A equipe também presta a informação sobre a unidade de saúde mais próxima para o atendimento ao paciente em casos de urgência e emergência.

Banco de dados sobre estudos epidemiológicos

Além de assegurar o repasse de informação à população e aos profissionais, o CIT tem uma série de outras atividades relacionadas à formação profissional e ao desenvolvimento de políticas públicas.

A unidade, criada em 1986, também tem a função de captar informação epidemiológica confiável; gerar estudos epidemiológicos para fomentar políticas públicas; confirmar uma intoxicação, aplicando os princípios básicos e protocolos de tratamento; realizar busca ativa e investigação de casos de intoxicação humana e animal em Goiás; divulgar alertas epidemiológicos; elaborar trabalhos científicos e formar, orientar e capacitar profissionais de saúde na área de toxicologia clínica.

Serviço
Em caso de intoxicações, ligue para o CIT. O atendimento é 24 horas por dia, 7 dias por semana, com ligação é gratuita

Related Articles

Close