Saúde

Fiocruz reduz em até 12 milhões de doses a previsão de entrega de vacinas contra Covid em abril

Em um novo revés na vacinação no Brasil, o Ministério da Saúde vai receber em abril entre 11 a 12 milhões de doses a menos do que estava previsto do imunizante da Universidade de Oxford/AstraZeneca.

A Fiocruz informou nesta terça-feira (23) que vai entregar em abril por volta de 18 milhões de doses da vacina que o instituto brasileiro produz com insumos importados. A mais recente previsão da Fiocruz e do Ministério da Saúde indicava o recebimento de 30 milhões de doses no próximo mês.A presidente da Fiocruz também afirmou que a previsão para entrega de vacinas contra a Covid-19 em maio será de 21 milhões. O número representa uma nova redução nas projeções, uma vez que o cronograma previa 25 milhões.

De acordo com a previsão entregue na ocasião, seriam 3,8 milhões em março, 30 milhões em abril e 25 milhões em maio.

Nísia Trindade Lima afirmou que inicialmente o cálculo previa a entrega de 1 milhão de doses por dia, mas que não foi possível por causa de alguns obstáculos.

“Primeiro, há um processo para isso, esse início sempre requer alguns ajustes. Além disso, essa discrepância que o senhor sinalizou tem a ver com a chegada do IFA [Ingrediente Farmacêutico Ativo]. Além disso, cada lote de vacina fabricado fica 20 dias em teste para avaliar sua estabilidade ou verificar se há alguma possibilidade de contaminação. Então, essa variação está ligada a esses fatores”, justificou.

Related Articles

Close