Saúde

Aparecida implanta atendimento por telemedicina para pacientes com sintomas gripais e de dengue

Além das 40 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) que passaram a atender, desde o último 29 de dezembro, com livre demanda, sem necessidade de agendamento prévio, a pacientes com síndromes gripais e suspeita de dengue, a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida (SMS) lança, nesta segunda-feira, 3 de janeiro, o atendimento por telemedicina agendado via aplicativo Saúde Aparecida para esses casos.

As duas iniciativas têm o objetivo de desafogar as cinco unidades de urgência e emergência do município (UPAS’s Flamboyant, Buriti Sereno e Brasicon e os Cais Nova Era e Colina Azul), que há uma semana registraram aumento de 32% na procura por atendimento médico com pacientes da cidade e também vindos de outros municípios, inclusive da Região Metropolitana de Goiânia.

As medidas são destinadas a pessoas com sintomas gripais e de dengue, zika vírus e chikungnya, tais como febre, coriza, tosse, dor de cabeça e prostração, bem como dores musculares e nas juntas, dentre outros.

“Graças à nossa rede estruturada, às escalas médicas completas em todos os turnos, aos exames laboratoriais e de imagem e à alta qualidade das nossas equipes, Aparecida, que já é referência em Saúde Pública em Goiás, tem atraído gente outros municípios, até mesmo da Região Metropolitana, aumentando a demanda que já está imensa devido à circulação viral intensa. Estamos trabalhando acima de nossa capacidade para não deixar ninguém desassistido, nossa prioridade é cuidar das pessoas e salvar vidas, essa é uma determinação categórica do prefeito Gustavo Mendanha”, ressalta o secretário de Saúde Alessandro Magalhães.

O secretário acrescenta que as medidas de abertura das UBS’s e da telemedicina foram discutidas e planejadas com rigor técnico pela SMS e moldadas para a capacidade de atendimento de Aparecida. “Estamos testando o sistema e sanando possíveis entraves para que nesta segunda-feira tudo esteja funcionando com a máxima eficiência possível para facilitar a vidas das pessoas e agilizar os atendimentos com mais segurança e conforto”.

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