Cidades

Secretaria de Saúde confirma surto de sarampo em Goiânia, mas diz que não há motivo para pânico; saiba onde se vacinar

Um homem de 45 anos, que esteve recentemente em São Paulo, e um bebê de um mês de vida, filho dele, são os indivíduos que contraíram a doença e configuram os dois casos confirmados de sarampo em Goiânia. O número já representa que há um surto da doença na capital goiana. No entanto, a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal (SMS), Flúvia Amorim, diz que não há razão para pânico.

“Tivemos um aumento significativo no número de doses aplicadas, principalmente agora no mês de agosto. Isso nos deixa mais tranquila, mas ainda há sim uma situação de alerta para quem não está protegido. Hoje a vacina está preconizada para crianças a partir de seis meses até pessoas de 49 anos”, afirma.

De acordo com a superintendente, todas as salas de vacinação estão abastecidas. Só no mês de agosto, cerca de 8 mil pessoas receberam a dose na capital. Flúvia Amorim destaca a necessidade de preocupação com a higiene e evitar locais com grande concentração de pessoas. “Por isso a importância da vacinação e das medidas de precaução. Lavar bem as mãos, evitar locais com grandes aglomerações, primeiro vacinar e essas outras medidas ajudam”, ressalta.

A semelhança com outras doenças também é uma preocupação da SMS. A superintendente reforça os sintomas que podem ocorrer em um indivíduo com suspeita de sarampo. “Febre alta, coriza, tosse, costuma desenvolver conjuntivite seca, sem secreção, e por último vêm as manchas vermelhas na pele que começam na região da cabeça e do pescoço e se espalham pelo corpo. Para nós, isso é considerado um caso suspeito de sarampo”, enumera.

Além dos casos em Goiânia, a Secretaria Estadual de Goiás (SES-GO) já havia confirmado a doença em um indivíduo que mora em Alto Paraíso de Goiás, que também se infectou em São Paulo. Em Goiânia, a enfermidade não ocorria há mais de duas décadas. A SMS informou ainda que os dois pacientes de Goiânia já foram tratados e estão em casa. Outros 8 casos continuam em análise.

Saiba onde se vacina em Goiânia e em Aparecida

Locais de vacinação em Aparecida de Goiânia

De segunda à sexta-feira, das 8h às 16h30 na UBS Andrade Reis; Independência Mansões; Jardim Riviera; Bairro Independência; Campos Elísios; Jardim Florença; Tiradentes; Cândido de Queiroz; Jardim Paraíso; Alto Paraíso; Delfiore; Jardim dos Ipês; Madre Germana; Buriti Sereno; Garavelo Park; Mansões Paraíso; Jardim Olímpico; Parque Trindade; Santa Luzia; Nova Olinda; e Retiro do Bosque.

O serviço também é oferecido nos Cais Colina Azul e Nova Era, de segunda à sexta-feira das 7h30 às 18h30, e no Centro de Saúde Papillon Park, das 7h30 às 18 horas. Já no Centro de Atendimento Ambulatorial o atendimento ocorre de segunda à sexta-feira. das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 8h às 16 horas.

Campinas/Centro

Related Articles

Close